Seja bem-vindo
Colorado do Oeste,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Papa Leão XIV é agostiniano: entenda a ordem católica

g1.globo.com
Papa Leão XIV é agostiniano: entenda  a ordem católica


Novo pontífice foi eleito na tarde desta quinta-feira (8) e fez seu primeiro discurso Papa Leão XIV durante sua primeira aparição pública após ser eleito pelo Conclave
REUTERS/Claudia Greco
O Papa Leão XIV é agostiniano. Isso significa que ele faz parte da ordem de Santo Agostinho. Ele ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) em 1977, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis, no estado do Missouri, Estados Unidos.
Quando tinha 27 anos, ele foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982. Depois de voltar do Peru, onde ficou entre os anos de 1985 e 1986 para trabalhar na missão de Chulucanas, em Piura, se tornou doutor com a tese: "O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho".
Fundação da ordem de Santo Agostinho
A Ordem dos Agostinianos, também conhecida como Ordem de Santo Agostinho ou Frades Agostinianos, foi fundada no século XIII. Ela não foi estabelecida diretamente por Santo Agostinho (354-430 d.C.), mas sim pelo Papa Inocêncio IV.
A Santa Sé a constituiu em 1244 por meio da Bula “Incumbit nobis”. O decreto papal uniu diversos grupos eremíticos que se encontravam espalhados pela Itália central, na região da Toscana. Esses grupos foram instruídos a se unir, adotar um mesmo estilo de vida, seguir a Regra de Santo Agostinho e nomear um Prior Geral para liderá-los.
Em 1256, o Papa Alexandre IV promoveu o que ficou conhecido como uma "Grande União" que integrou várias outras ordens e congregações a partir da bula “Licet Ecclesiae catholicae”. A Ordem foi então incluída no rol das Ordens Mendicantes, juntamente com Dominicanos, Franciscanos e Carmelitas.
A Ordem segue o ideal descrito nos Atos dos Apóstolos “ter um só coração e uma só alma, voltados para Deus". Atualmente, ela está presente em 42 países e conta com cerca de 2,6 mil religiosos. A "Grande Família Agostiniana" é formada por diferentes ramos, incluindo Agostinianos Recoletos, Agostinianos Descalços, Agostinianas Missionárias e Agostinianos da Ordem de Santo Agostinho.
g1 no Vaticano: como os segredos do conclave não vazam? Entenda
Quem foi Santo Agostinho
Santo Agostinho de Hipona nasceu em 13 de novembro do ano 354 d.C na cidade de Tagaste, localizada na África mediterrânea e seu nome era Aurélio Agostinho. O local fazia parte do Império Romano e Agostinho cresceu sob essa influência política.
Aos 17 anos, se mudou para Cartago para estudar. Um de seus maiores apoios veio de Romaniano, amigo do seu pai Patrício, que era um funcionário público.
Decidiu retornar para sua cidade natal aos 20 anos, onde foi professor, se casou e teve um filho. Após algum tempo, foi para Roma e depois para Milão, onde obteve a cátedra de retórica da casa imperial.
A vida religiosa teve influência da sua mães Mônica, que o incentivou a frequentar as pregações do bispo Santo Ambrósio. Foi batizado em 387 d.C., quando passou a se dedicar integralmente à religião. Em 391 d.C, em Hipona, foi proclamado sacerdote pelo povo e ordenado pelo bispo Valério. Fundou um mosteiro e viveu em comunidade. Quatro anos depois (395 d.C), Agostinho foi sagrado Bispo de Hipona.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.