NOVO PAPA: Assista, leia e compare os discursos inaugurais de Leão XIV e Francisco

Ambos defenderam união entre os povos. Leão XIV fez um discurso mais longo que Francisco, usou duas línguas, e teve a paz como tema central. O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (8) e será conhecido a partir de agora como Leão XIV. Ele sucede ao papa Francisco, que assumiu em 2013 e morreu em abril.
AO VIVO: Acompanhe a cobertura do novo papa
O que pensa o novo papa sobre pena de morte, vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres
Veja, abaixo, semelhanças e diferenças nos discursos inaugurais dos dos papas.
Leão leu o discurso. Francisco, não.
Leão fez um discurso mais longo (quase 8 minutos) que Francisco (4 minutos).
Leão usou duas línguas (italiano e espanhol). Francisco, só italiano.
Ambos mencionaram os antecessores. Leão citou duas vezes Francisco. Francisco, uma vez Bento XVI.
Ambos defenderam a união entre os povos:
"Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade", disse Francisco;
"Nos ajudem também, uns aos outros, a construir pontes, com diálogos, com encontro, em um único povo, sempre em paz", disse Leão XIV.
Leão XIV mencionou reitaradas vezes a paz (primeira palavra de seus discursos). Francisco, por sua vez, fez diversos pedidos de oração.
"Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente", disse Prevost.
"E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim", disse Francisco ao tomar posse, em 2013.
Assista, abaixo, a íntegra dos discursos inaugurais dos dois papas, e leia a transcrição completa.
DISCURSO DE LEÃO XIV
Papa Leão XIV: "a paz esteja com todos vocês"
A paz esteja com todos vocês!
Irmãos e irmãos, caríssimos. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, um bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas, onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a Terra. Que a paz esteja com vocês.
Esta é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente. Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz fraca mas sempre corajosa do papa Francisco que nos abençoava Roma. O papa que abençoava Roma e dava sua bênção para todo mundo naquela manhã do dia de Páscoa. Permito-me dar prosseguimento àquela mesma bênção. Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos na mão de Deus.
Portanto, sem medo, juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa da Sua luz. A humanidade precisa Dele como a ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Nos ajudem também, uns aos outros, a construir pontes, com diálogos, com encontro, em um único povo,sempre em paz. Obrigado, papa Francisco.
[Fala em espanhol]
Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial a minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.
[Volta a falar em italiano]
A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e de todo o mundo, queremos ser uma Igreja sinodal. Uma Igreja que avança, que busca sempre a paz, busca sempre a caridade, busca sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem.
Hoje, o dia da súplica para a Madonna de Pompeia, nossa Mãe, Maria, quer sempre caminhar conosco, estar próxima, e nos ajudar com sua intercessão e seu amor. Gostaria de rezar junto de vocês, vamos rezar juntos por essa nova missão de toda a Igreja e a paz no mundo, pedindo graças à Maria, nossa Mãe.
[Reza Ave Maria]
DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
Relembre o primeiro discurso de Papa Francisco após nomeação
Leia, abaixo, a íntegra do discurso de Francisco
"Irmãos e irmãs, boa-noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
[Recitação do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai]
E agora iniciamos este caminho, bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.
[Momento de silêncio]
Agora dar-vos-ei a Bênção, a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade.
[Bênção]
Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!"
Esta reportagem está em atualização.
COMENTÁRIOS