Seja bem-vindo
Colorado do Oeste,20/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Reino Unido fecha acordo sobre comércio e defesa com União Europeia

g1.globo.com
Reino Unido fecha acordo sobre comércio e defesa com União Europeia


O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, caminha ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Londres, em 19 de maio de 2025.
Carl Court/Pool via Reuters
Nove anos depois de uma "separação" complexa, o Reino Unido e a União Europeia chegaram nesta segunda-feira (19) a um acordo para trocas comerciais e de defesa.
O acordo é a maior parceria entre os dois lados desde o Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2016 — e foi costurado da "reviravolta" na geopolítica mundial promovida pela chegada do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao poder.
Diante de ameaças feitas por Trump de desfazer alianças comerciais e na matéria de defesa com a Europa, o bloco europeu e o governo britânico decidiram retomar relações após o "divórcio amargo", como o Brexit ficou conhecido.
O acordo anunciado nesta segunda privilegia a União Europeia em termos de defesa — já que o Reino Unido é um dos países com mais poderio militar do Ocidente — e dá vantagens comerciais a Londres, que terá agora facilidades para o grande mercado dos 27 países do bloco europeu.
As duas partes concocardam em:
Facilitar o acesso de alimentos e visitantes do Reino Unido à União Europeia;
Fazer um novo e polêmico acordo de pesca, já assinado também nesta segunda.
As tarifas de Trump e suas ameaças de que a Europa deveria buscar meios próprios de se proteger de eventuais ataques forçaram os governos de todo o mundo a repensar os laços comerciais, de defesa e de segurança.
A nova dinâmica acabou aproximando o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de Emmanuel Macron, da França, e de outros líderes europeus.
Starmer, que apoiou a permanência na UE no referendo do Brexit, também aposta que a oferta de benefícios tangíveis para os britânicos, como o uso de portões eletrônicos mais rápidos nos aeroportos da UE, abafará os gritos de "traição" do ativista do Brexit Nigel Farage.
O governo disse que a redefinição com seu maior parceiro comercial vai reduzir a burocracia para os produtores agrícolas e de alimentos, tornando-os mais baratos; melhorar a segurança energética e acrescentar quase 9 bilhões de libras (US$12,1 bilhões) à economia até 2040.
É o terceiro acordo que o Reino Unido fechou este mês, após acertos com a Índia e os EUA, e, embora seja improvável que leve a um impulso econômico significativo imediatamente, poderia elevar o sentimento corporativo, atraindo investimentos muito necessários.
"É hora de olhar para frente", disse Starmer em um comunicado. "Deixar para trás os velhos debates e brigas políticas para encontrar soluções práticas e de bom senso que tragam o melhor para o povo britânico."
"Estamos prontos para trabalhar com parceiros se isso significar que podemos melhorar a vida das pessoas aqui em casa", completou.
No centro da redefinição está um pacto de defesa e segurança que permitirá que o Reino Unido faça parte de qualquer aquisição conjunta e abrirá caminho para que empresas britânicas, como BAE, Rolls-Royce e Babcock, participem de um programa de 150 bilhões de euros (US$167 bilhões) para rearmar a Europa.
Em relação à pesca, as embarcações britânicas e da UE terão acesso às águas uma da outra por 12 anos -- eliminando um dos pontos mais fortes do Reino Unido em qualquer negociação futura -- em troca de uma redução permanente da burocracia e dos controles de fronteira que impediam os pequenos produtores de alimentos de exportar para a Europa.
Em troca, o Reino Unido concordou com o esboço de um esquema limitado de mobilidade de jovens, com os detalhes a serem definidos no futuro, e está discutindo a participação no programa de intercâmbio de estudantes Erasmus+.
O acordo foi criticadp por Farage e pelo Partido Conservador, de oposição, que estava no poder quando o Reino Unido deixou o bloco e passou anos negociando o acordo de divórcio original.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.